sábado, 2 de maio de 2020

Entrevista com a escritora Cyntia Bandeira Lino

É com grande alegria que entrevistei a escritora, pedagoga e youtuber, Cyntia Bandeira Lino!
1-Cyntia, em primeiro lugar, é um grande prazer fazer esta entrevista com você! Eu gostaria de saber quantos livros você escreveu até agora e para qual faixa etária eles são.
CBL: Eu que te agradeço pelo convite! Eu escrevi cinco livros, sendo 4 romances e um livro de contos. O primeiro livro, Desabafos de Mulher, é para o público adulto. Já os demais, A luta pela libertação, Contos Inocentes Para Meditar, Estrela do Sul: Uma História e Separados Pela Fé, já são direcionados tanto para o público juvenil quanto para o adulto.

2-Seu programa no Youtube trata somente de literatura?
CBL: Não. No meu canal no Youtube falo não apenas de literatura, mas também de filmes, seriados, história, problemas sociais, pessoas que contribuem para a sociedade ou contribuíram, música, geografia e muitos outros temais culturais e informativos.

3-Um de seus livros apareceu numa revista sobre Língua Portuguesa, faz uns anos. Fale um pouco sobre isso.
CBL: Foi meu segundo livro, A luta pela libertação. Ele foi indicado como leitura para alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Confesso que fiquei profundamente emocionada quando vi meu livro aparecendo na revista! Foi uma imensa honra ver uma obra literária de minha autoria sendo indicada como leitura para estudantes. Uma das editoras da revista leu o livro. Gostou tanto que fez a indicação na revista onde trabalhava. A revista se chama CONHECIMENTO PRÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA.

4-Como você seleciona as pautas para o seu programa no Youtube?
CBL: Bem, eu geralmente dou prioridade aos pedidos de temas que o público deixa nos comentários. Depois que atendo os pedidos, eu seleciono temas que acredito que irão agregar as vidas das pessoas de maneira positiva e reflexiva. Também faço resenha de livros de autores, que me procuram para fazer parceria com o canal ou que eu mesma convido para isso.

5-O que você não fala no seu canal de jeito nenhum?
CBL: Fofocas, tretas de Youtubers famosos, palavrões, mentiras, e tão pouco falo mal de qualquer assunto que seja, seja livro, filme, novela, personalidades famosas, etc. Não acredito que esses temas ajudem alguém. O público já está saturado de coisas negativas na vida. Portanto, minha missão é levar bom conteúdo para todos, de maneira saudável, espontânea e na medida do possível, divertida, isto é, quando o assunto me permite agir assim. Porque quando falo de temas mais fortes, procuro falar de maneira mais sóbria.

6-Seu quinto livro, Separados Pela Fé, é o primeiro de uma trilogia? É verdade que você demorou alguns anos fazendo pesquisas para escrevê-lo?
CBL: Sim. E me deu certo trabalho, por se tratar de um livro de época.

7-O que você pensa a respeito de tags do tipo chatice literária, que são feitas constantemente no Youtube?
CBL: Particularmente, eu não concordo com esse tipo de vídeo, porque não existem livros ruins. O que existe é uma grande diversidade em gostos literários. O que é livro ruim para um pode muito bem ser um maravilhoso livro para outro. Todos os escritores merecem respeito, porque não é nada fácil escrever um livro. Falar mal é moleza. Agora, escrever dá trabalho e o autor põe seu sentimento no texto. Não é justo quando os Youtuber fazem resenhas metendo o pau nos livros por pura maldade. Nos blogs acontece uma coisa parecida, que são as resenhas escritas fazendo críticas injustas aos livros e isso me deixa muito entristecida.

8-Quando alguém chega em você e fala que quer ser escritor, você apóia ou desestimula a pessoa?
CBL: Eu dou apoio total. É sempre muito importante que novos tipos de literatura sejam produzidos. Porém, sempre exponho para a pessoa que a vida de escritor não é nada simples.

9-Você tem amizade com outros autores?
CBL: Sim! Tenho amizade com as escritoras Priscila Gonçalves, que é uma ótima autora de livros voltados para o público infanto-juvenil, Márcia Pimentel, uma escritora especializada na história da Escócia. Ela entende tanto da cultura daquele país, que se eu não a conhecesse, eu diria que ela é escocesa! E tenho amizade com outros talentosos autores, tão talentosos quanto as meninas que citei agora pouco.

10-Cyntia, muito obrigada pela atenção dispensada! Por favor, deixe um recado para o público.
CBL: O prazer foi todo meu! O que posso dizer ao público, nesses tempos difíceis que estamos passando, é que quando focamos em Deus e lutamos pelo que queremos, tudo na vida começa a clarear. Um carinhoso abraço a você e a todos!!!

Os livros de Cyntia Bandeira Lino são vendidos neste site:
https://clubedeautores.com.br/livros/autores/cyntia-bandeira-lino
Capas e sinopses dos livros de Cyntia Bandeira Lino:
1-Títulos dos livros:
Desabafos de Mulher
Ano de Publicação: 2012
Número de páginas: 215
Gênero: Romance, Drama
Faixa Etária: A partir dos 18 anos
Resumo da obra: Ester é uma mulher sofrida, em busca da serenidade, e que muitas vezes sente-se triste. Sempre desabafa seus problemas do passado com seu único “amigo” no mundo: seu diário, que anos mais tarde, é transformado em uma espécie de “carta” por ela própria, para que todos aprendam sobre a vida, de acordo com as experiências boas e ruins vividas pela própria Ester. Uma história comovente, de quem teve a violência, a injustiça e sofrimento como companheiros diários de uma vida toda e que sempre lutou em busca da felicidade. (Este livro está escrito de uma forma diferente do convencional. Parece que tem erros, mas foram todos propositais)
A luta pela libertação
Ano de Publicação: 2013
Número de páginas: 156
Gênero: Romance, Drama
Faixa Etária: A partir dos 13 anos
Resumo da obra: Tudo começou em Diadema, ABC Paulista, no início dos anos 80. Sirlei era uma adolescente muito rebelde, que sonhava com uma vida melhor e envergonhava-se muitíssimo de sua humilde condição social. Numa noite de sábado, um simples gesto mudou completamente o rumo de sua vida, levando-a para um complexo caminho de refúgio, que ocasionou uma série de consequências. Uma história para refletir sobre os verdadeiros valores da vida.
Contos Inocentes Para Meditar
Ano de Publicação: 2014
Número de páginas: 114
Gênero: Contos
Faixa Etária: A partir dos 12 anos
Resumo da obra: Este é um livro que apresentará sete contos que servem não só de entretenimento para o leitor, como também são histórias que farão o leitor refletir sobre os verdadeiros valores da vida.
4- Estrela do Sul: Uma História
Ano de Publicação: 2015
Número de páginas: 276
Gênero: Romance, Chick Lit
Faixa Etária: A partir dos 14 anos
Resumo do livro: Cláudia e Rogério eram duas crianças que se tornaram grandes amigos, no interior do Rio Grande do Sul. Anos depois, surgiu o amor e se casaram. A moça tinha um sonho, que ficou adormecido em seu coração por muito tempo, mas que jamais morreu. Muitas coisas aconteceram na vida do casal. Uma história comovente e emocionante.


5- Separados pela fé
Ano de Publicação: 2018
Número de páginas: 308
Gênero: Romance, juvenil-adulto
Faixa Etária: A partir dos 14 anos
Resumo do livro: Eunice e Rubens eram um casal de adolescentes, que se conheceram por acaso a beira de um lago, no interior de Minas Gerais, no final dos anos 50. Mal trocaram olhares e se apaixonaram. Muitos desafios viriam pela frente, na vida do casal. Uma história comovente, romântica, forte e emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário